Valorizamos as nossas raízes

Para as gerações mais novas, e porque o passado nos trouxe até aqui, recordamos com orgulho que a Associação dos Industriais de Cosmética, Perfumaria e Higiene Corporal (AIC) tem a sua génese no antigo Grémio Nacional dos Industriais de Óleos Vegetais, Seus Derivados e Equiparados, cujos pareceres em matéria de cosméticos competia à, outrora, Direção-Geral de Saúde.

Origem da Federação FIOVDE após o 25 de abril de 1974

Foi na sequência do movimento associativo emergente em Portugal, após o 25 de abril de 1974, que o antigo Grémio deu origem à Federação das Indústrias de Óleos Vegetais, Derivados e Equiparados (FIOVDE), cuja estrutura mantém, até hoje, o princípio de representação integrada dos setores que têm uma história de desenvolvimento industrial comum. Este é o caso dos Industriais de Cosmética, Perfumaria e Higiene Corporal e dos Industriais de Sabões, Detergentes e Produtos de Conservação e Limpeza.

Fundação Nacional da AIC em 1975

A AIC nasce, assim, a 22 de agosto de 1975, como uma associação patronal, de âmbito nacional, filiada na FIOVDE. Através desta Federação estava assegurada a sua representação na Confederação da Indústria Portuguesa, constituída em 1974, que é a atual Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

Integração de Portugal na CEE em 1986

Em 1 de janeiro de 1986, Portugal integrou oficialmente a CEE, decorridos 8 anos de negociações, desde o pedido de adesão da República Portuguesa à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, até à assinatura do Tratado, em 12 de junho de 1985. Para os Industriais de Cosmética, Perfumaria e Higiene Corporal, a adesão à CEE representava uma opção fundamental para um futuro de progresso e modernidade, mas que iria exigir muito do setor e de todos os portugueses. A AIC estava atenta e preparou-se para o futuro!

E por não ter sido mera coincidência de datas, recordamos que, 10 anos após a sua constituição, as raízes da AIC estenderam-se além-fronteiras e fortaleceram-se. A AIC tornou-se membro da Associação Europeia dos Cosméticos, designada de Colipa – Comité de Liaison de la Parfumerie, e que é hoje a Cosmetics Europe – The Personal Care Association (Cosmetics Europe).

Publicação dos Estatutos da AIC

Os estatutos da AIC foram oficialmente publicados no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), 3.ª série, n.º 10, de 30 de maio de 1986, n.º 2, de 30 de janeiro de 1987, e n.º 4, de 28 de fevereiro de 1993. Posteriormente, objeto de alteração, deliberada em assembleia geral de 12 de novembro de 1997, os atuais estatutos da AIC encontram-se publicados no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), 3.ª série, n.º 2, de 30 de janeiro de 1998.

Integração na Cosmetic Europe

Em 1997 passámos a integrar a Cosmetic Europe. A Cosmetic Europe é uma associação comercial europeia que diz respeito à indústria dos cosméticos e dos cuidados pessoais.

Lançamento do novo site da AIC

#tudosobrecosmética